Requentar a comida é um hábito muito comum no dia a dia dos brasileiros. Afinal, esta é a melhor forma de evitar o desperdício e economizar. Mas quando o ato pode se tornar perigoso para a nossa saúde? Vamos tirar todas as dúvidas sobre quantas vezes pode requentar a mesma comida?
Quais as refeições mais arriscadas na hora de requentar?
Os alimentos que são constantemente requentados e que não são recomendados são comidas como carne cozida, molhos à base de leite ou cremes, massas e arroz, frutos do mar e peixes, alimentos com feijão, ovo, castanhas, além de vários outros alimentos ricos em proteínas.
→ Aprenda a fazer 80 receitas leves e saudáveis
E o arroz?
O arroz é um alimento muito comum na rotina dos brasileiros, ainda mais acompanhado com o feijão. E no caso, a situação pode ser um pouco mais complicada, por causa de uma bactéria denominada Bacillus cereus. Saiba que esta bactéria geralmente é morta com o calor, no entanto, alguns esporos produzidos são somente tóxicos, como resistentes a altas temperaturas. E vale citar que isto pode ocasionar o que geralmente é conhecido como “síndrome do arroz frito”. Mas embora exista um temor, saiba que é seguro requentar o arroz. No entanto, é recomendado guardar o arroz na geladeira na parte da noite. Mas, espere esfriar antes de colocar na geladeira, ok?
Vale citar que o mais importante é requentar completamente a comida. Normalmente requentamos a comida no micro-ondas, o que pode ser um grande problema. Isso porque ao esquentar a refeição de forma desigual, deixamos algumas áreas frias, que é onde as bactérias costumam proliferar. O mais recomendado é que se requente a comida somente uma vez, embora seja seguro fazer isso diversas vezes, mas sempre com todos os cuidados necessários para não colocar a sua saúde em risco ou ocasionar uma intoxicação alimentar.
Gostou? Deixe um comentário dizendo quantas vezes você costuma requentar a mesma comida.
Não esquece de compartilhar com seus amigos no botão abaixo. Se tiver no celular compartilhe pelo whatassap no botão acima do artigo.
Leia esses outros artigos:
→ Receita de pudim de leite condensado que não que não vai ao forno