Como memorizar mais rápido e para sempre

Como memorizar mais rápido As pessoas gostam de brincar que a única coisa que você realmente “aprende” na escola é como decorar. Como se vê, isso não é o caso para a maioria de nós. Se você perguntar para um punhado de pessoas como memorizar as coisas rapidamente, a maioria delas provavelmente vão dizer “repetição”.

Tudo bem, essa afirmação não deixa de estar correta, mas se sua pretensão for acelerar o processo de memorização e deixar no seu subconsciente, precisará criar lembranças. O problema é que lembrar algo requer aprendizado, e todos nós aprendemos de formas diferentes. Renato Alves recordista brasileiro de memórias te ensina exatamente o processo de aprendizado de memorização, através de estratégias para fazer você usar a memória a seu favor. Clique Aqui para você assistir o vídeo.

Antes de começar uma preparação de memorização você precisa estabelecer uma coisa: você é mais auditivo, visual ou experiencial? Se você é mais auditivo, em seguida, a maneira mais eficaz para você entender a informação é ouvi-la. Como você pode imaginar, os alunos visuais favorecem ver algo, a fim de aprender, e os tipos de aprendizagem experiencial são mais parecidas com aprendizagem a partir de eventos e experiências (ou, fazendo algo com o material). A maioria de nós utiliza uma combinação de pelo menos duas dessas categorias, vamos indicar o que é mais favorável para o seu estilo de aprendizagem e mais agradável para que você possa começar a memorizar rapidamente e eficientemente.

Veja também: Os 4 maiores erros na hora de você memorizar e estudar.

Passo 1: Preparação

Para otimizar a sua sessão de memorização, presta muita atenção em qual ambiente você deseja escolher. Para a maioria das pessoas, isso significa escolher uma área com poucas distrações, embora algumas pessoas não prosperam fora da aprendizagem em áreas públicas. Descubra o que é mais propício para a sua aprendizagem antes de começar.

Estudos científicos afirmam que chá verde cria um catalisador natural para melhorar a memória. Mecanicamente falando, a nossa capacidade de lembrar informações se resume à força entre os neurônios em nossa mente, que estão ligados por sinapses. Quanto mais você exercita a sinapse (repetição), mais forte ela é, resultando na capacidade de memorizar.

À medida que envelhecemos, produtos químicos tóxicos irão danificar nossos neurônios e sinapses, o que leva à perda de memória e até mesmo a doença de Alzheimer. O chá verde contém compostos que bloqueia a toxicidade e mantém as células do cérebro funcionando corretamente por muito mais tempo.

Passo 2: Grave o que você está Memorizando

Isto é especialmente útil se você está tentando memorizar informações de uma palestra. Use um gravador para controlar todos os fatos adquiridos. Se você está tentando memorizar um discurso, se grave lendo o discurso em voz alta e depois escute sua gravação. Obviamente, é mais útil para os alunos auditivos.

Passo 3: Escreva tudo

Antes de começar a tentar lembrar tudo de memória, escreva e reescreva as informações. Isso ajudará você a se familiarizar mais com o que você está tentando memorizar. Faz isso enquanto ouve o seu gravador, também pode ajudar você a manter uma grande quantidade de dados. Isso é mais útil para os alunos experienciais.

Passo 4: Separe por trechos.

Agora que você tem tudo escrito, separe em trechos. Isto é ideal para alunos visuais, especialmente se você usar cores para diferenciar entre um trecho e outro. Isso irá ajudá-lo a começar a compartimentar as informações para serem gravadas em seu cérebro.

Passo 5: Aplique a repetição de memorização por trechos

Para cada trecho, repita algumas vezes e tente recuperá-lo sem olhar. Ao memorizar cada conjunto de texto, adicione novas informações com o que você acabou de aprender. Isto irá manter tudo dentro da sua memória de curto prazo. Continue fazendo isso até que você tenha memorizado o trecho e ser capaz de lembrar ele todo. Não passe para outro trecho até ter memorizado completamente. Esta é a aprendizagem na maior parte visual, mas se você está falando em voz alta, então você está também está aplicando o aprendizado auditivo.

Passo 6: Escreva tudo de memória

Agora que você pode lembrar trechos inteiros, escreva-os tudo de memória. Isto irá reforçar tudo o que você aprendeu apenas por aplicá-lo experimentalmente.

Passo 7: Ensine alguém (ou você mesmo)

Um método eficaz é explicar o conteúdo para outra pessoa. Você pode fazer isso em uma variedade de maneiras. Você pode palestrar o conhecimento para alguém sentado bem na frente de você (ou o espelho, se você não conseguir convencer ninguém a sentar diante de você) e explique tudo de improviso. Se o que você aprendeu precisa ser recitado na íntegra, em seguida, faça isso na frente de alguém a fim de obter uma sensação de que ele vai ser o público alvo na qual você vai recitar o texto.

Nosso método favorito para isso é a criação de testes. Peça a uma pessoa que tome as informações e vê se da conta de responde-las. Use múltipla escolha, falso ou verdadeiro e assim por diante até ver se você esta pronto. Tudo isso é aprendizado experimental, do modo que você está realmente praticando e manipulando os conceitos que você aprendeu.

Passo 8: Ouça as gravações de forma contínua

Ao fazer as tarefas não relacionadas como lavar louça, tomar banho… tome as informações novamente, ouvindo suas gravações. Este é certamente o aprendizado auditivo, mas ainda vai complementar tudo o que colocou em sua memória de curto prazo.

Passo 9: Faça uma pausa

Finalmente, deixe sua mente respirar. Ir para um curto período de tempo sem pensar no que você acabou de aprender e voltar a ele mais tarde. Você vai descobrir o que você realmente sabe, é claro, e isso vai ajudá-lo a concentrar-se nos trechos que você esta tendo dificuldade de lembrar.

Se você quiser garantia de sucesso indicamos o vídeo do Renato Alves recordista brasileiro de memória

Como memorizar mais rápido e para sempre

Artigos que talvez goste

Compartilhe esse artigo

Leia Mais

Educação

Como aprender Inglês

  Todos nós sabemos que o Inglês nos tempos atuais é uma ‘peça’ fundamental no crescimento profissional e até pessoal. Já parou pra pensar quantas

Ler mais »
como estudar em concurso publico
Educação

Como estudar para concurso público

Muitas pessoas sonham em passar em um concurso público, seja pela estabilidade proporcionada pelo emprego, ou pelo desejo de ter um cargo público. Mas, passar

Ler mais »

Get Your Weekly Sport Dose

Subscribe to TheWhistle and recieve notifications on new sports posts